17 de fev. de 2010

Relendo

Somente agora, depois de alguns anos deixando de lado alguns autores incompreensíveis para aquele meu estágio, começo a compreender muitas coisas. Cada parágrafo de Eliphas Levi é um universo, ele transita entre um parágrafo e outro fazendo determinadas associações que um raciocínio desatento se perde facilmente.

"Adepto significa aquele que se elevou por sua vontade e suas obras." ... "Vós, pois que quereis ser um iniciado, sois sábio como Fausto? Sois impassível como Jó? Não, não é verdade? Mas vós podeis ser se o quiserdes. Vencestes os turbilhões de pensamentos vagos? Sois sem indecisões e caprichos? Não aceitais o prazer só quando o quereis, e não quereis só quando deveis? Não, não é verdade? Não é sempre assim mas isso pode ser, se o queiserdes." ... "Poder usar e abster-se é poder duas vezes."

"Toda forma é um véu de um verbo ,porque a idéia, mãe do verbo, é a única razão de ser das formas. Toda figura é um caráter, todo caráter pertence e volta a um verbo. É por isso que os antigos, cujo chefe é Trimegisto, formularam o seu dogma nestes termos: 'O que está em cima é como está em baixo, o que está em baixo é como o que está em cima'" ... "São, pois, absurdos os pretensos filósofos que dizem: 'não creio no que não sei'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário