14 de mai. de 2019

Pensamento

É gratificante, ou melhor, é estimulante, quando descobrimos por esforço próprio do pensar, e sem interferências, chegar as mesmas conclusões de grandes pessoas/personagens. Podemos pré supor que estamos no caminho certo. E, é certo que não teríamos a mesma compreensão, não faríamos as mesmas associações, não teríamos o mesmo discernimento que temos hoje, se apenas tivéssemos lido ou buscado algo sobre determinado tema.

2 comentários:

  1. Realmente é bom, mas não é por isso que devemos inferir que estamos corretos! Por exemplo, você pode concluir sozinho a ideia da tábula rasa ou a oposta; em ao menos um dos casos você está errado.

    Vou continuar visitando seu blog.

    ResponderExcluir
  2. Compreendo o que quis dizer. Adequar a linguagem ao pensamento é algo que não damos muita importância. Frequentemente nos contradizemos por não expor o pensamento da maneira mais exata possível. Sei que é possível.
    Quanto em relação o conceito da tábula rasa, se entendi corretamente, é apenas mais uma forma de sistematizar as coisas. Tentar definir o homem é uma tarefa deveras complicada, não acho impossível mas é muito simples esse conceito. Obrigado por comentar, espero-lhe mais vezes.

    ResponderExcluir